Construindo a Plataforma pelo Direito à Cidade
A Plataforma Global pelo Direito à Cidade (GPR2C, em sua sigla em Inglês) está promovendo o debate sobre o conceito e a implementação do direito à cidade a partir da perspectiva de cada região. É para expandir o entendimento atual do direito à cidade com elementos de luta social de todas as regiões do mundo, com o objetivo de construir um conceito que reflita a diversidade de experiências e permita, ao mesmo tempo, que todas elas sejam representadas.
Neste boletim de notícias, a GPR2C tentou tirar proveito de eventos estratégicos em que os governos, autoridades locais e organizações sociais se encontram. Isso permite que os participantes tragam seus fóruns de mensagens e debates regionais e internacionais, reunindo organizações e movimentos sociais, acadêmicos, ativistas de direitos humanos e autoridades locais, entre outros, de diferentes regiões e áreas de trabalho.
Em discussões, foram recolhidas contribuições para atualizar o entendimento do conceito do direito à cidade em diferentes áreas e contextos. Na África, foi abordada a integração da dimensão territorial e a formação de um grupo sobre a questão no continente, bem como a proposta de preparar uma Carta Africana para o Direito à Cidade. Durante a COP21, foi declarado que sem justiça social não pode haver justiça climática, e o direito à cidade como eixo fundamental de uma transição ecológica foi enfatizado. Na Ásia, foi discutida a necessidade de envolver as comunidades rurais e os povos indígenas, já que a maioria da população ainda é rural.
|